Como ser fluente em Inglês Eu tenho a resposta

Parece que a maioria dos estudantes de idiomas sempre tem uma desculpa na ponta da língua pra não estudar todos os dias. O fato é que eles não sabem o mal que estão fazendo a si mesmo.

 

E você, estuda todos os dias? Nem que seja um pouquinho? Hein?

 

Eu ensino no meu e-book: As 200 palavras mais usadas em Inglês, como você pode memorizar e nunca mais esquecer. E um dos fatores super importantes que te levam para esse nível de memorização, é o fator CONSTÂNCIA.

 

 

 

 

Um sistema de defesa chamado Curva do Esquecimento

 

 

Imagine se você memorizasse permanentemente tudo que ouvisse e visse pela primeira vez; a tua mente seria uma bagunça, memorizando muita coisa que não é relevante pra você ou algo que você precise memorizar apenas temporariamente. É aí que entra a “Curva do esquecimento” – um sistema de proteção.

 

Com o passar dos minutos e das horas, a nova informação vai perdendo a força em teu cérebro, e o quanto antes você revisar essa informação, mais forte ela fica na memória.

Na verdade, como você pode perceber no gráfico, a primeira revisão logo no dia seguinte é a mais importante de todas. É crucial para a memorização. Ela facilita as futuras revisões.

 

É incrível como as pessoas não levam isso a sério e ignoram a necessidade de revisar todos os dias. É uma ciência simples de se entender e você precisa começar a por isso em prática o quanto antes.

 

Tudo bem. Você pode escolher não revisar todos os dias, mas deverá então aceitar o fato de que isso vai fazer com que você aprenda muito mais devagar. E não é isso que você quer, certo?

 

 

“Sucesso é a soma de pequenos esforços, repetidos o tempo todo.” 

Robert Collier

 

Imagine essa situação:

 

Um home é atropelado e aguarda a chegada da ambulância para os primeiros socorros. Quanto mais o tempo passa e o homem não é socorrido, menos chances ele tem de sobreviver. Sua situação fica mais grave e mais difícil de ser tratada.

 

 

 

 

Assim também acontece quando somos “atropelados” por um monte de informações (em Inglês, por exemplo), o relógio do tempo começa a funcionar.

 

Quanto mais o tempo passa, mais risco de esquecer nós corremos. Então, o cérebro (homem atropelado) fica lá deitado, aguardando a ambulância. E você sabe quem representa a ambulância nesse momento? Você é esperto o suficiente e já entendeu que refiro-me à revisão de informações. Bingo!

 

Quanto mais rápido revisamos, mais chances, aquela informação, tem de sobreviver. Agora está explicado o porquê um estudante vê um mundo de informações num curso e não memoriza nada.

 

Ele não faz revisão do que aprendeu, ou pelo menos não revisa o suficiente pra ficar confortável com aquela informação. E mesmo antes que ele pense em revisar, mais uma semana chega trazendo novas informações que ele provavelmente não vai memorizar.

 

Nesse momento acontece um acúmulo de informações enorme que deixa o estudante desesperado. Ele se pergunta: Se eu não memorizei a informação de uma semana, como eu vou memorizar a de duas semanas? É muita coisa.

 

E temos que concordar…

 

Estudar um idioma tem tudo a ver com reter informações. Não é como uma lista de compras que posso olhar no papel sempre que eu precisar. Pra ser fluente, você precisa ter as frases na ponta da língua e quanto mais você pratica a mesma coisa, melhor você fica.

 

É assim na música, no balé, na pintura e em qualquer outra área da vida. Todos ficam bons praticando a mesma coisa repetidamente.

 

Incrivelmente, existem alunos que acumulam informações de um semestre inteiro. Porém, o que a maioria faz, é ficar frustrados, desistindo antes mesmo do fim do semestre.

 

Isso faz sentido pra você?

 

O que fazer então pra não entrar nessa avalanche de frustração?

 

Você já tem a resposta: Estude as informações até saturar. Sim, tem que saturar. Tem que estudar a mesma coisa todos os dias até você ficar confortável com o assunto, vocabuário, expressão, etc. Fazendo assim, você será capaz de receber novas informações na próxima semana, sem precisar fazer um esforço sobrenatural para revisar o que aprendeu.

 

Pegue firme nos primeiros dias e depois será muito mais fácil.

 

O estudante que leva isso a sério, aprende mais rápido, fala mais rápido, ganha dinheiro mais rápido, viaja mais rápido.

 

E se você tem pressa em aprender Inglês, faça revisão todo o santo dia. Seja um Pocket Friend de verdade. Revise todos os dias.

 

Quer aprender a revisar todos os dias de forma fácil e divertida com cartões do Anki, com frases em áudio e texto das séries mais famosas do mundo?

Então CLIQUE AQUI e venha para o Clube de Assinatura Pocket English. Saiba mais clicando aqui.

Se você gostou desse artigo, quero encorajar você à compartilhar com os teus amigos. Seja no Whatsapp, Facebook ou por email. O importante é que outras pessoas sejam beneficiadas com essa dica. Ok? E vamos revisar. :=)

Comments

comments